Dicas e cuidados com o seu Mármore, Granito e Compostos.
 
Granitos e mármores trazem requinte e beleza para os ambientes. Mas para aproveitar ao máximo os recursos dessas pedras é preciso alguns cuidados simples de manutenção
 
   Limpeza e conservação:
  • Não utilize produtos de limpeza com princípio ativo forte, abrasivos ou que contenham em sua formulação componentes cítricos como por exemplo: alvejante, sapólio, soda cáustica, querosene, tira ferrugem (semorin), solvente, ácido muriático.

  • Em caso de dedetização de ambientes, cubra suas peças de mármore ou granito pois o produto utilizado na pulverização (inseticida) poderá manchar as peças.

  • Evite colocar panelas ou recipientes quentes ou muito frios, diretamente sobre as Rochas Naturais ou Industrializadas, utilize sempre descanso de panela ou porta copos.

  • Utilize sabão neutro próprio para lavagem de pedras.

  • Nunca tentar remover manchas com produtos genéricos de limpeza ou com soluções caseiras. Sempre que houver algum problema consulte empresas especializadas, pois muitas vezes a aplicação de produtos inadequados em manchas pode, além de danificar a pedra, tornar as manchas permanentes.

  • Nos procedimentos de limpeza diária de materiais polidos, sempre remova primeiro o pó ou partículas sólidas com um pano macio, ou escova de pelo nos tampos de pias e balcões. Nos pisos e escadarias, remover com vassoura de pelo, sempre sem aplicar pressão excessiva para evitar riscos e desgastes precoces devido ao atrito. Em seguida, aplicar um pano umedecido (sempre bem torcido, sem excesso de água) com água ou solução diluída de detergente neutro para pedras, seguida de aplicação de um pano macio de algodão para secar a superfície.

  • Evitar a lavagem de pedras e, quando necessário, utilizar detergente específico.

 
   Atenção para os produtos que podem manchar suas pedras:

 - óleos (quentes ou frios);
 - gorduras (quentes ou frias);
 - vinhos (tinto ou branco)
 - espumantes;
 - molhos de tomate;
 - refrigerantes;
 - ferrugem;
 - produtos com corantes fortes;

 - canetas tipo pincel atômico ou hidrocor.

 

  Para limpar mármores e granitos basta utilizar sabão neutro em pano úmido.

 

 Eventualmente recomenda-se a utilização de ceras específicas para mármores e granitos que podem ser encontradas em casas especializadas do ramo.

 

 

Mont Dore
Limestone Mount Charmot
Limestone Bateig Blue
Cinza Clean
Cimento Clean
Bege Clean
Amarelo Estrelar
Travertino Romano Polido
Preto absoluto
1/2